Nike lança tênis de papel reciclado

Os tênis Nike já foram (e continuam sendo) objetos de consumo dos públicos mais variados – adolescentes, esportistas profissionais ou de fim de semana. A mais inovadora aposta da companhia, agora, tem mira definida: as mulheres. É para elas que a empresa apresenta três modelos de tênis com cara de revista, feitos de papel reciclado.

A linha Women’s Premium Print Pack traz três opções de tênis: o Blazer Mid, o Air Rift e o Flash Macro. Neste link dá para ver com detalhes cada um deles. As tiras de revista, usadas na confecção, receberam um tratamento especial para ganhar maior resistência e durabilidade.

Exatamente em função do revestimento com os recortes de revistas, nenhum produto é igual ao outro – uma aspecto normalmente caro ao público feminino. Até o momento, os artigos da nova linha foram produzidos em baixa escala. Lançados no primeiro dia de 2011 nos mercados chinês e europeu, ainda não têm previsão de chegada ao Brasil.

Antes deste lançamento, a empresa já colocava em ação um amplo projeto nos Estados Unidos, Europa e Ásia (ainda não chegou por aqui) chamado Nike Grind, em que as diferentes partes de tênis da marca, usados e coletados, são reciclados e utilizados na fabricação de outros materiais. Borracha, espuma e tecidos são transformados em superfícies de quadras, grama sintética, material para pista de corrida, roupas e equipamentos.

Vale a pena dar uma “fuçada” no site, que mostra como funciona a coleta de tênis, traz números dos materiais reciclados até o momento e os países onde o programa está em vigor.

Fonte: Blog Empresa Verde/Época Negócio

Anúncios