O mundo anda tão complicado

Começo meu post com esta música da Legião Urbana, banda que curti durante minha adolescência e que tem o dom de ter letras que são atemporais e que valem para qualquer fase da sua vida.

Bom, o último mês não foi fácil. Tivemos a denúncia da Zara por trabalho escravo contemporâneo em uma das oficinas de costura que fornecia para a marca – o que comprometeu de verdade o negócio da empresa, já que as ações da espanhola Inditex caíram em média 4%.  Parece que as vendas não foram afetadas, mas a imagem, sim. A hashtag #Zara foi uma das mais citadas no Twitter na semana da denúncia. E vi muita gente com vergonha de usar qualquer roupa com a etiqueta da marca. Espero que a denúncia tenha feito o Grupo que controla a Zara esquentar a cabeça para um assunto tão sério e que viola os direitos humanos.

Também li no Petiscos, da Julia Petit, que uma fábrica no Camboja – que produz para a sueca H&M – deixou mais de 300 trabalhadores doentes por conta do mau cheiro de uma pilha de roupas. A reportagem original é da Reuters (leia aqui) e ainda cita a Puma por investigações recentes em um de seus fornecedores. A mesma situação foi encontrada em um fábrica que produz para a marca de artigos esportivos, possivelmente fruto de condições precárias de trabalho.

Para finalizar estes dias tão intensos para o debate sobre moda sustentável, andei lendo no Facebook a respeito de uma campanha da Runner, na verdade um outdoor, que perguntava: Neste verão, o que você quer ser? Baleia ou sereia? Nada mais inoportuno nestes novos tempos…Parece que o outdoor foi retirado de circulação por decisão judicial. E ainda me fez lembrar o último comercial da Renner que apresentava uma mulher no meio de uma sala, com umas 50 sacolas, estimulando todo mundo a comprar na liquidação porque as mulheres nunca têm o suficiente…Cada vez que assistia a esta cena, tinha vontade de protestar… Sei que é preciso um tanto de humor para entender algumas propagandas, mas também de equilíbrio e bom senso.

Bom, vou preparar algo mais animador no próximo post, antes que vocês desistam de mim!

 

Anúncios