Minha visita ao Forum for the Future!

Desde que descobri o trabalho da ONG Forum for the Future, fiquei muito interessada em conhecer mais a fundo o projeto Fashion Futures 2025, com foco exclusivo em moda sustentável. Já postei aqui no blog alguns vídeos que integram a iniciativa, fruto de uma parceria com a Levi Strauss: slow is beautiful, community couture, techno chic e patchwork planet.

Eis que durante minha estada em Londres, tomei coragem e entrei em contato com Vicky Murray, funcionária da Forum for the Future e responsável pelo projeto. Com larga experiência no tema da sustentabilidade, Vicky não só respondeu a todas as minhas mensagens, navegou pelo blog,  como marcou uma reunião para que pudéssemos trocar algumas informações.

A Forum for the Future tem escritórios nos Estados Unidos e em Londres. São 15 anos, desde a sua fundação, dedicados a diferentes iniciativas nos temas consumo, inovação, negócios sustentáveis, setor financeiro, energia, cidades sustentáveis,entre outros.

Em nossa conversa,Vicky me disse que o Fashion Futures tem como foco apresentar cenários para a indústria de moda global, de modo a estimular a inovação e envolver todos os profissionais que têm relação com o assunto: desde fornecedores, designers, produtores, grandes marcas, até governo, academia e sociedade civil. Em 2009, o projeto desenvolveu um módulo com o London College of Fashion’s e os estudantes tiveram a chance de propor a criação de produtos e serviços que seriam possíveis em 2025, a partir de uma visão que considerasse a sustentabilidade (nos seus aspectos econômicos, sociais e ambientais).

Vicky me contou que um novo módulo será lançado em breve e desta vez com a possibilidade de participação online, o que facilitaria a inclusão de estudantes de outros países interessados na questão da moda sustentável. Ainda não tenho muitas informações de como vai funcionar, mas você pode acompanhar pelo site (clique em Fashion Futures 2025 – Education Module).

Em linhas gerais, Vicky comentou sobre os esforços de marcas como Marks&Spencer, People Tree e Patagonia no tema da sustentabilidade. Também disponibilizou os materiais da Forum for the Future para o trabalho que estou realizando aqui no Brasil com o Costura Sustentável. Agora é aguardar o curso e praticar inglês!

Anúncios