Feliz 2012!!

Depois de alguns dias de descanso, retomo minhas atividades por aqui. Bem que tentei fazer alguns posts nas férias, mas fui para um lugar que não tinha nem sinal de celular, o que dirá de Internet…rs. O bom é que o distanciamento ajuda a arejar a mente, trazer novas ideias, repensar visões, planos…

Começo 2012 de uma maneira muito diferente dos anos anteriores. Como já adiantei para vocês, me desliguei da minha atividade de coordenadora de comunicação em uma ONG em que estava há 10 anos para tentar algo novo. Ainda com frio na barriga, assumo que o meu desejo é trabalhar mesmo com moda sustentável, tema que já venho tratando aqui no Costura Sustentável, em palestras e em colaboração para outros blogs.

E tem muita coisa bacana acontecendo. Se vai ser uma onda ou não, só o tempo dirá. Tem gente batalhando para trabalhar com materiais renováveis, outra turma tentando emplacar indicadores que possam regularizar a cadeia de produção da indústria e muitos movimentos interessantes de estilistas e faculdades de moda. São ações pontuais que, juntas, podem ter um potencial enorme.

Não posso negar que estou aprendendo um bocado! Seja estudando, batendo papo com pessoas que já estão envolvidas com o assunto ou participando de projetos que discutem o futuro da indústria têxtil. Tenho tentando ser coerente em casa também, mas ainda são poucas as opções de lojas que combinem moda com sustentabilidade. Então, por enquanto, o jeito é reduzir o consumo ou comprar em brechós. Sei que minhas escolhas vão se tornando melhores à medida que tenho mais acesso à informação. Então, minha mudança também acontece em tempo real.  Não quero ser ecochata e, sim, consumir sem que isso signifique, por exemplo, a exploração de alguém na outra ponta.

Agradeço vocês que acompanham meus posts, enviam comentários, dão dicas e apoiam o meu trabalho! 2012 está começando aqui no Costura Sustentável com muitas novidades, conteúdo e – assim espero – com o pé direito!

Um beijo,

Patricia

Anúncios