Tavex lança coleção verão 2013 e linha que reduz uso de água

A Tavex, empresa líder na produção de denim diferenciado (tecido utilizado na fabricação do jeans), lançou hoje para clientes, parceiros e imprensa, a sua coleção verão 2013. No evento, estavam expostas calças, bermudas e jaquetas que incorporavam diferentes tecnologias no processo de produção, além de materiais como o algodão orgânico e a manteiga de cupuaçu.


A gerente de marketing da empresa, Maria José Orione, destacou duas inicativas para reafirmar o compromisso da Tavex com a sustentabilidade. Uma é a parceria com o UniEthos, entidade criada pelo Instituto Ethos para oferecer educação e orientação às empresas, e que envolve uma análise minuciosa dos impactos socioambientais e o desenvolvimento de ações que possam minimizá-los. A outra é a Acquasave, tecnologia que reduz substancialmente o uso de água no processo de fabricação, e que, segundo Maria José, representou economia de 40% no consumo de energia e 1 milhão de litros/dia de água.

Uma palestra sobre as tendências para o verão 2013 foi feita pela gerente de moda da Tavex, Sueli Pereira. Ela destacou quais foram as referências comportamentais que inspiraram as linhas Mid Summer (eunomia), Electric Picnic (transevolution) e Sacred (booming east). Sueli explicou que a flexibilidade e o humor foram consideradas macrotendências fundamentais no desenvolvimento da coleção. Também trouxe diversos exemplos de como questões políticas, sociais, econômicas e culturais se traduzem como tendências para o mundo da moda.


Este foi o primeiro evento oficial que participei já como Costura Sustentável. O que me pareceu mais interessante foi o quanto a preocupação com a sustentabilidade está permeando o negócio da empresa. Também foi muito legal conhecer quais são as formas de estruturação do processo criativo, fruto de muita pesquisa e em diálogo intenso com o que vem acontecendo no mundo.

Anúncios