Palestra na Anhembi Morumbi

Ontem estive na Anhembi Morumbi para duas palestras sobre moda sustentável. A conversa foi com os alunos do 5º semestre do curso de Design de moda, turmas da manhã e da noite, que irão elaborar um projeto interdisciplinar sobre moda sustentável. O objetivo é que, ao final, os alunos criem uma coleção com 12 looks contemplando critérios de sustentabilidade.

O bate-papo foi muito legal, levei uma apresentação que explicava as relações da moda com a sustentabilidade a partir de três áreas: o negócio, os materiais e questões de sociedade/comportamento. Os alunos perguntaram a respeito do dilema consumo X sustentabilidade; pequenas marcas, exemplos de empresas que estão reinventando seus negócios e temas que mais avançam no Brasil e no mundo. Senti falta de ter peças feitas com materiais sustentáveis para demonstrar ao vivo, acho que poderia ser bacana para desmitificar a ideia de que o resultado é muito diferente das roupas feitas com tecidos tradicionais. Ou talvez até para confirmar quais são as diferenças no acabamento…Mas vamos ver o que consigo com algumas marcas…

Fiquei muito contente pelo convite das professoras da Anhembi: Adriana Martinez, Mariana Roncoletta, Luciana Gragnato e a coordenadora do curso, Eloize Navalon. Ganhei de presente o livro A revolução do Fast Fashion (do Enrico Cietta), que já conhecia e realmente é leitura fundamental para quem quer entender o funcionamento deste tipo de negócio, e a revista dObras, com artigos incríveis sobre moda!

Estou torcendo muito pelos projetos dos alunos!!!

Anúncios