China Blue

O documentário é antigo, de 2005, mas pode ser assistido ainda hoje sem qualquer necessidade de atualização, pois acredito que continua refletindo a situação de muitos trabalhadores ao redor do mundo, predominantemente em fábricas chinesas, mas também em Bangladesh, Vietnã, Camboja, Laos, Indonésia e por aí vai.

Dirigido por Micha X. Peled, conta a história de Jasmine, uma adolescente de 17 anos que sai da zona rural na China e vai trabalhar em uma fábrica de calças jeans, a Lifeng Clothes Factory. Em conjunto com outras mulheres, lá ela vive todo tipo de abuso, assédio moral, violação aos direitos humanos e trabalhistas. A atividade na fábrica, que segue até a alta madrugada, rende dor de estômago, tristeza, saudade da família e menos de US$0,06 por uma hora trabalhada.

E o documentário, além de mostrar a visão de Jasmine também apresenta o que pensa o seu empregador. Um ex-funcionário da polícia que se torna dono de confecção,  não paga os trabalhadores em dia, negocia com estrangeiros, “motiva” sua equipe com frases: Se você não trabalhar duro hoje, vai ser difícil encontrar trabalho amanhã…e comemora o crescimento do negócio na festa de final de ano da empresa. Os compradores estrangeiros da Lifeng Clothes que aparecem no documentário não estão interessados nas condições de trabalho, mas no preço e na qualidade.

Vale muito a pena assistir a este documentário porque em poucos minutos ele consegue apresentar a triste realidade da cadeia de confecções. Soco no estômago, com direito a sentir toda a culpa do mundo! 😦

Assistam e me digam!

Anúncios