Palestra na Anhembi Morumbi

A semana passada foi fraca de posts. Primeiro que tirei mini-férias de dois dias (vocês já viram isso? cada vez mais curtas… rs), segundo que  voltei bem no dia da palestra da Anhembi Morumbi e, terceiro, porque sábado foi dia de Halloween Circus e fiquei na correria com a divulgação, Facebook, brechó… (para quem não sabe, cuido da comunicação/parcerias/brechó do salão).

Mas queria comentar um pouco de como foi a palestra da Universidade Anhembi Morumbi. Amei o convite para voltar, já havia estado lá em março deste ano para conversar com os alunos do curso de Design de Moda e desta vez o convite foi para estar no 1º Seminário Moda, Sustentabilidade e Empreendedorismo, em uma mesa chamada “Sustentabilidade e Varejo de Moda”, conjuntamente com uma empresa e uma tecelagem. A moderação foi do professor Geraldo Lima (Design de Moda).

O Seminário estava sendo realizado dentro da Mostra Têxtil 2012: Transformações, evento com construções feitas de fibras, fios e tecidos que uniam artesanato, design e arte têxtil. Dentro da Mostra vi peças lindas e que mantêm uma relação muito próxima com a sustentabilidade: bordado, tingimento manual, fios artesanais, crochê. Os artistas participantes estão de parabéns! Vejam:

A discussão no Seminário também foi ótima. O João Soares, dono da Tecelagem WS, empresa familiar mineira de 25 anos que faz uso do tear manual, foi aluno da Anhembi Morumbi e falou da trajetória da empresa, a importância do trabalho com os artesãos locais, a busca pela redução do uso de matérias-primas e como o tear representa uma tradição que precisa ser mantida e valorizada. Ele desenvolveu um trabalho com jogos americanos feitos a partir do VHS e apesar das dificuldades em conseguir o material, ganhou um prêmio de design com sua ideia. Agora sua nova missão envolve fazer peças com retalhos que sobram de confecções.

A Cláudia Abreu, da DTA Jeans, trouxe a perspectiva de uma empresa de jeanswear de luxo que vem tentando incorporar práticas de responsabilidade social em sua gestão. Isso envolve a diminuição dos impactos ambientais, ações sociais e uma linha chamada de Premium Jeans water less que reduziu em 90% o consumo de água.

Eu fiz uma palestra com foco na indústria têxtil, abordando as diferentes etapas e seus impactos sociais e ambientais. Também comentei sobre as mudanças que estão em curso no Brasil e no mundo no que diz respeito a esse assunto. Do livro Moda e Sustentabilidade utilizei uma imagem super bacana em que a Kate Fletcher fala sobre o funcionamento de um guarda-roupa de hoje e de como seria o ideal, repleto de novas possibilidades.

O bate-papo não poderia ter sido melhor: alunos, professores, empresa, tecelagem, jornalista…Vários visões e o consenso de que se trata de um tema complexo, ainda em desenvolvimento e com várias oportunidades.

Algumas fotos do Seminário!

Da esquerda para a direita: Cláudia Abreu (DTA), Patricia Saito (Costura), Professor Geraldo Lima (Anhembi Morumbi) e João Soares (Tecelagem WS)

Anúncios