Aplicativo Moda Livre

Aplicativo Moda Livre

Aplicativo Moda Livre

Na última semana, amigos queridos me enviaram a informação sobre o lançamento do aplicativo Moda Livre, desenvolvido pela ONG Repórter Brasil e que ajuda a acompanhar o histórico de marcas de moda em relação a denúncias de trabalho escravo.

Como já falamos bastante aqui no CS sobre a importância do envolvimento do consumidor para que as marcas possam ser mais transparentes e conscientes, logo baixei a ferramenta no meu celular para ver como funcionava e como poderia tirar proveito dela no meu dia a dia.

O aplicativo é super didático, na barra inferior temos: Marcas, Notícias, Escravidão, Metodologia e Informações sobre a Repórter Brasil. Ao clicar em marcas, é possível acessar dados de 22 empresas do segmento de moda que foram avaliadas em 4 pontos: políticas, monitoramento, transparência e histórico. A partir da metodologia da ONG, cada marca ganhou uma cor, verde para a melhor avaliação, amarelo para avaliação intermediária e vermelho para pior avaliação. O vermelho também foi aplicado a marcas que não forneceram informações.

Acredito que esse aplicativo pode ser um poderoso instrumento, especialmente para mudanças no posicionamento das empresas, uma vez que elas estarão ali expostas e monitoradas por quem tiver interesse.

Anúncios