Empresa

Costura Sustentável começou em 2009 como um blog. Na época ainda com o nome de Para Tudo, uma vez que a ideia era ter um espaço que pudesse abrigar dicas de moda, cultura, beleza e, claro, notícias sobre sustentabilidade. O tema da moda sustentável estava crescendo na Europa, especialmente em Londres e em Berlim, e no Brasil algumas iniciativas isoladas começavam a ganhar destaque.

Interessada em trabalhar com moda, a jornalista Patricia Saito começou a buscar oportunidades na área, mas sua experiência em sustentabilidade parecia acrescentar a este assunto uma nova perspectiva, tanto no que se refere à moda como um negócio, quanto como um fenômeno cultural e social. Foi assim que em 2010, o Para Tudo se transforma em Costura Sustentável e passa só a reunir posts, notícias, artigos e vídeos sobre moda sustentável.

A colaboração em projetos, a participação em palestras e eventos do setor têxtil, o retorno dos leitores e uma viagem para Londres em 2011 tornam a iniciativa mais concreta. Em 2012 o blog se transforma em uma empresa de consultoria com foco em comunicação, moda e sustentabilidade.

No tema da moda sustentável, a empresa tem atuado em três grandes estratégias: consultoria a empresas e entidades do setor têxtil para incorporação da sustentabilidade nos negócios; produção de conteúdo especializado e participação em palestras, cursos e eventos. A empresa também atua no segmento de comunicação.